terça-feira, 13 de julho de 2010

Olha o tune é o kct!

Festas são coisas engraçadas.
Algumas festas tem um propósito, tem um motivo para existir. Pode ser religioso, como o natal, social, como as festas de aniversário, ou de arrecadação, como as festas beneficentes, mas tem um propósito.
Outras não, não precisam de motivo real para existir, como chopadas de faculdade, festas de boate e (desculpem, meninas, mas é verdade) festas de quinze anos. Elas simplesmente existem. As vezes, algumas deles já tiveram uma razão no passado, mas nos dias atuais essa razão não existe mais (volto a me desculpar com as debutantes, mas, venhamos e convenhamos, você fez quinze anos... e daí?).
Porem, tendo ou não tendo propósito real, toda festa que puder existir, invariavelmente existirá. Por que? Porque todo mundo aceita qualquer desculpa para passar horas fazendo nada mais do que curtir boa comida, boa música e boa diversão.
Óbvio, não? Isso é de conhecimento geral. E é por isso que, por exemplo, eu mesmo nunca critiquei as garotas das quais as festas de quinze anos eu participei (porque, é lógico, eu também queria curtir boa música, boa comida e boa diversão gratuitamente... 8P).
Mas, em todos esses anos participando de toda bendita festa que encontrava pela frente, sempre existiu uma festa que me entrigou:
A festa Junina.
Meu Deus, por que essa merda existe?
Tah... a uns duzentos anos as pessoas celebravam os dias de São Pedro, São Paulo e São João, todos na mesma data (o que eu acho o maior disperdicio do mundo, podia-se fazer três festas... 8D), mas hoje, se você perguntar, a maioria das pessoas nem sabe quem são eles, quanto mais que a festa junina é pra eles.
Então, por que as pessoas fazem festas juninas? Porque chegou junho? O.o?
Bom, isso enquadra a festividade na classificação de "festa sem motivo". Mas esse não é o problema. O que realmente me intrigava era que não existe outra razão plausível para essa festa acontecer!
Vamos revisar as razões para se ter uma festa, certo: Música, comida e diversão.
Música: Fala sério, desculpem-me as pessoas que gostam, mas música caipira fere a alma do cidadão! Olha o tune! Olha o tune!.. "tune" é o kct, fala direito rapaz!
Comida: Ninguém vai me convencer que comida de festa junina é boa. Bolo de aipim, bolo de milho! Camarada, bolo de milho é aquele troço que a sua tia velha faz no domingo e você come por educação. E alguém, em sã consciência, pode dizer que adora salsichão? (não respondam, por favor... ¬¬) E o pior: Não é de graça! A comida nem é maravilhosa e não é de graça!!!
Diversão: Quem foi o babaca que inventou que botar uma bola na boca de um palhaço é engraçado?! Isso é até imoral! Pobre palhaço! Pescar um peixe de papel! Dançar que nem um retardado vestido de uma forma estúpida, ridicularizando as pessoas do interior! Onde isso é divertido?!
Aaaahhhhhh!!!

Depois de muito refletir, eu concluí o que, na verdade já era óbvio: Que as festas juninas surgem (com raríssimas excessões) apenas e absolutamente das vontade inata do povo brasileiro de "farofar".
É isso! Eis a resposta. Essa é a essência das festas junninas: a "farofagem". A pura e simples vontade de se amontoar em um lugar qualquer com um monte de gente, com muito barulho e se mexendo aleatoriamente. E só.
E foi essa conclusão que me esclareceu um fato importante na minha vida...
EU DETESTO FESTAS JUNINAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário